Castramóvel

PIONEIRISMO: Conheça a história da conquista do maior programa de manejo ético populacional de cães e gatos de Minas Gerais!

Em 2022, já são mais de 90 mil animais atendidos pelos castramóveis!

Quando assumiu o mandato como deputado estadual, em 2015, Noraldino tinha uma meta: conseguir destinar emenda para colocar em prática em nosso estado um programa de castração de cães e gatos. O objetivo disso? Diminuir o número de animais abandonados, os casos de maus-tratos e evitar zoonoses. Porque, sim, cuidar dos animais também é uma questão de saúde pública! E ele conseguiu! Em 2016 o castramóvel já era realidade em Minas Gerais!

Vem conhecer como essa conquista aconteceu!

Em 2014, enquanto ainda era vereador na cidade de Juiz de Fora, Noraldino começou a pesquisar o que seria necessário para conseguir um castramóvel. Ele correu atrás de empresas que poderiam ser parceiras para bancar o projeto, pesquisou preço de ônibus e como equipá-lo com todo material necessário para realizar as castrações. Mas, nessa época, Noraldino não conseguiu colocar o projeto em prática. Você acha que ele desistiu? Claro que não!

Em 2015, a pesquisa feita no ano anterior foi o pontapé para que o sonho começasse a se tornar realidade. Com orçamentos em mãos, a ideia, já como deputado, era destinar recurso de sua emenda parlamentar para uma Ong séria e respeitada, para que ela adquirisse o ônibus e passasse a realizar as castrações. Não foi fácil. Até então, o Governo não possibilitava o envio de emenda para a causa animal. Foram inúmeras reuniões e documentos enviados, comprovando a importância de ações de prevenção com os animais para ajudar o trabalho de prevenção de saúde pública, até conseguir de fato destinar a emenda para a Ong Ajuda, que é quem realiza esse trabalho até hoje. Essa foi a primeira vez na história de Minas Gerais que os animais foram colocados na pauta das políticas públicas do nosso estado.

Nos próximos anos, o deputado  Noraldino conseguiu destinar novas emendas para a aquisição de mais veículos – que percorrem várias cidades do estado realizando a castração de milhares de cães e gatos com procedimentos seguros, que garantem a saúde dos animais. Além disso, a equipe do castramóvel também realiza um trabalho de conscientização da população sobre a importância de respeitar os animais, mostrando que eles são seres sencientes, que sentem dor, sofrem e que precisam de cuidados. A equipe foca bastante em campanhas contra o abandono e incentivando a guarda responsável.

Com as emendas destinadas pelo deputado Noraldino, além de conseguir adquirir os ônibus, foi possível:

  • Montar os veículos com todos os equipamentos necessários para realizar as castrações
  • Atender os animais de forma segura
  • Possibilitar a contratação de todos os veterinários e demais profissionais envolvidos no projeto
  • Confecção dos materiais necessários para o projeto de educação humanitária (cartilhas, banners, entre outros)

Muito foi feito até agora, mas ainda temos uma longa caminhada: precisamos sensibilizar mais políticos e gestores, mostrar para eles que investir em políticas públicas pela causa animal é também trabalhar pela saúde das pessoas!

Castração é um ato de amor!