Castramóvel volta a percorrer todo o estado

O maior programa de castração de cães e gatos e de educação ambiental de Minas Gerais, viabilizado pelo Deputado Noraldino Junior, através de emenda parlamentar, vai voltar a percorrer o estado. O programa, além do manejo ético populacional de animais, visa combater os maus-tratos, o abandono, controlar zoonoses e ajudar na conscientização da população sobre os direitos dos animais e os problemas do meio ambiente urbano.

“A importância deste projeto vai muito além do manejo populacional. Além de controlarmos as superpopulações de cães e gatos no estado de Minas Gerais, já que um casal de animais sadios em 10 anos pode gerar 80 mil descendentes, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os parâmetros do programa representam um grande instrumento de prevenção às doenças zoonóticas”, ressaltou Noraldino.

O novo convênio vai esterilizar mais de 15 mil animais. Para ser viabilizado, o Deputado Noraldino Junior destinou recursos de sua emenda parlamentar que garantem: todos os equipamentos necessários para realizar os eventos (tendas, TVs, mesas, cadeiras); a mão de obra de todos os profissionais envolvidos (veterinários, motorista, ajudante de serviços gerais, educador ambiental e coordenador); todos os insumos e medicamentos cirúrgicos; todo o material gráfico de educação ambiental (cartilhas, banners, panfletos, cartazes); combustível; todos os veículos (ônibus castramóveis, furgões de apoio, veículos de transporte da equipe). O que não está contemplado pela emenda fica na responsabilidade dos organizadores locais dos eventos de castração, o que basicamente abrange: custos de hospedagem e alimentação da equipe, bem como as despesas de traslado.

As castrações continuam sendo realizadas pela Ong Ajuda, tendo em vista que ela já vem atuando com sucesso desde 2015 nesse tipo de evento, sendo modelo de prestação de contas. Segundo Noraldino, a escolha da instituição também foi baseada no trabalho que a Ong realiza, por ser uma entidade séria, responsável e com gestores honestos e capacitados. “Com esse programa, estamos lidando com recurso público, o que precisamos fazer com muita responsabilidade e zelo”, afirma o deputado. “O trabalho não é em benefício da Ong e sim para benefício dos animais e da população”, ressaltou.

Noraldino comenta que todo animal que passa pelo castramóvel é registrado com foto e nome do tutor, para controle da Ong. O objetivo é facilitar a transparência nos atendimentos e gastos. “Fica até uma sugestão para outros programas, seja por iniciativa privada ou do Poder Público. Esse registro detalhado do animal facilita muito para um controle efetivo e transparente das ações”, frisou o deputado.

Para dúvidas e esclarecimentos, colocamos nosso gabinete está à disposição.

Dê a sua opinião

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação do Deputado Estadual Noraldino Junior (PSC-MG)